BRASIL MOÇAMBIQUE

O projeto Olhares Cruzados MOÇAMBIQUE BRASIL Miteme–Porto Alegre,  Matole Boque–Morro Alto foi viabilizado por uma parceria entre a Imagem da Vida e a Save The Children Moçambique.

Contemplou 92 crianças moçambicanas das localidades de Miteme e Matole Boque na província de Manica,  e 62 crianças brasileiras de Porto Alegre e da comunidade quilombola do Morro Alto no Rio Grande do Sul, que participaram de oficinas de fotografia e pintura realizadas entre agosto e outubro de 2007.

Em Moçambique as crianças foram orientadas pela coordenadora do projeto Dirce Carrion,  pela fotógrafa brasileira Andréa D’Amato e pelos arte-educadores moçambicanos Eunice Chiacava e Jaime Manfrose. No Brasil pelos moçambicanos Mauro Pinto fotógrafo, e pelos arte-educadores Chico Efeco, Pedro Tomás e pela professora gaúcha Marilda Rosa.

O lançamento do livro e a inauguração da exposição Moçambique Brasil Olhares Cruzados ocorreu em maio de 2008 no Centro de Estudos Brasileiros em Maputo. Na ocasião foram   apresentadas fotografias e pinturas produzidas pelas crianças dos dois Países; ensaios fotográficos sobre Porto Alegre e Morro Alto do moçambicano Mauro Pinto, e de Miteme e Matole Boque de autoria da brasileira Andréa D’Amato. O evento teve a participação de crianças representantes das duas comunidades moçambicanas envolvidas e de,entre outras autoridades,  estiveram presentes o Ministro da Cultura de Moçambique, o Embaixador do Brasil em Maputo, representantes da Save The Children e um público de cerca de 100 pessoas.

Foram organizadas exposições em Miteme e Matole Boque por ocasião da entrega dos livros nas comunidades. A devolutiva para as crianças das escolas Leopolda Barnewitz e do quilombo urbano da Guaranha em Porto Alegre e Santa Terezinha em Morro Alto receberam os seus livros em agosto de 2008.

PATROCÍNIO: Save The Children Norway

PARCEIROS: Ministério da Cultura de Moçambique, Embaixada do Brasil em Maputo, Comunidade Quilombola do Morro Alto, Associação Comunitária Rosa Marques, Escola Santa Terezinha no Morro Alto, Escola Estadual Leopolda Barnewitz em Porto Alegre

Clique aqui para baixar a publicação