BRASIL HAITI

O projeto e o livro BRASIL HAITI Frechal-Port Au Prince teve início em setembro de 2005 com a realização de oficinas de pintura e fotografia com crianças e adolescentes das escolas Discrete Aumone no bairro do Belair e Isidore Boisrond em Delmas, na capital Port Au Prince. As atividades foram orientadas pela fotógrafa e artista plástica brasileira Marie Ange Bordas e pela coordenadora do projeto Dirce Carrion. As telas pintadas pelas crianças haitianas e as fotografias por elas produzidas foram apresentadas para as crianças das comunidades quilombolas do Frechal e do Deserto no município de Mirinzal no Maranhão, que em novembro de 2005 participaram de atividades semelhantes conduzidas pelo artista plástico e fotógrafo haitiano Maxence Denis.

O livro Brasil Haiti – Olhares Cruzados, que apresenta os resultados do projeto foi lançado em maio de 2006, no contexto da posse do presidente eleito René Préval, em uma exposição no Panteão Nacional do Haiti que contou com a presença das crianças que participaram do projeto, autoridades haitianas e brasileiras. A devolutiva às crianças maranhenses do quilombo do Frechal ocorreu em julho do mesmo ano. Uma nova montagem da exposição Brasil-Haiti – Regards Croisés foi exibida na Embaixada do Brasil em Paris em outubro de 2006, e reapresentada em dezembro do mesmo ano na Casa do Brasil em Bruxelas.

PATROCÍNIO: Ministério das Relações Exteriores-MRE, SEPPIR

PARCEIROS: Embaixada do Brasil no Haiti, HRDF – Haitian Resource Development Foundation, Ministério da Educação do Haiti, Ministério da Cultura do Haiti, Aconeruq – Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão, Comunidade Quilombola do Frechal, CAMP – Centro de Assessoria Multi Profissional.

Clique aqui para baixar a publicação