Olhares Cruzados – Brasil Etiópia

Olhares Cruzados Brasil Etiópia é o 11° livro da série do projeto Olhares Cruzados, viabilizado inicialmente com apoio do Ministério das Relações Exteriores através da Embaixada do Brasil em Adis Abeba, e o apoio institucional da ONG KMG Ethiopia.

As oficinas do projeto foram realizadas com crianças da região de Kembata no sul da Etiópia onde a KMG, fundada pelas irmãs Bogaletch e Fikrete Gebre, atua desde 1997 na área de desenvolvimento local com ênfase na saúde da mulher, na prevenção do H IV, e na importância da integralidade do corpo. Entre as conquistas da KMG está a redução de 100% para 3% no índice de mulheres submetidas a amputação genital – prática tradicional na região.

A continuidade do projeto no Brasil ocorreu na comunidade quilombola de Conceição das Crioulas localizada em Salgueiro, Pernambuco, que assim como outras comunidades quilombolas, tem narrativas de origem que remetem a histórias de mulheres fundadoras.

A metodologia utilizada para dar visibilidade à importância das mulheres para a manutenção das suas comunidades foi, por meio de oficinas de redação e arte, habilitar as crianças e adolescentes para a produção de entrevistas com personalidades locais. Ao pesquisarem e registrarem a trajetória da comunidade é oportunizado às crianças o fortalecimento das suas identidades e o reconhecimento do protagonismo feminino,

Um convênio firmado entre a Imagem da Vida e a Secretaria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial possibilitou a continuidade a edição do livro do projeto, a finalização do documentário e uma série de debates sobre protagonismo feminino em 5 comunidades quilombolas no Brasil: Conceição das Crioulas, Armada no Rio Grande do Sul, Mata do Tição em Minas Gerais, Curiau no Amapá, Mata do Cavalo em Mato Grosso e Cururuquara em São Paulo.

A devolutiva à comunidade de Kembata ocorreu em maio de 2013 e, no mesmo período, a exposição fotográfica Brasil Etiópia Olhares Cruzados na sede da UNECA em Adis Abeba fez parte da programação oficial das comemorações dos 50 anos da União Africana.

PATROCÍNIO: Ministério das Relações Exteriores – MRE, Secretaria da Igualdade Racial – SEPPIR

PARCEIROS: Embaixada do Brasil em Adis Abeba, Associação Quilombola de Conceição das Crioulas – AQCC, KMG Etiópia

Clique aqui para baixar a publicação