BRASIL CONGO

BRASIL RD CONGO Diadema–Kinshasa o projeto Olhares Cruzados tem como princípio o intercâmbio e a reciprocidade, as oficinas no exterior são ministradas por profissionais brasileiros, e no Brasil por fotógrafos e arte-educadores estrangeiros convidados.

Em fevereiro de 2007 com o apoio da Secretaria de Educação de Diadema, apresentamos para um grupo de crianças do Centro Público do bairro de Eldorado materiais e imagens sobre a República Democrática do Congo, e propusemos que elas coletassem materiais variados para que as crianças africanas trabalharem em oficinas de arte.  Os pequenos objetos viajaram de Diadema à Kinshasa dentro de uma arca de madeira até chegarem no bairro de Kimbanseke, onde a UNICEF nossa parceira local, havia selecionado um grupo de crianças do projeto Eldorado. Foi uma grande coincidência o intercâmbio ter ocorrido entre um bairro de Diadema de nome Eldorado e um projeto homônimo que é desenvolvido com o apoio do Ministério dos Esportes e Juventude da RD Congo.

No final de março do mesmo ano a coordenadora do projeto Dirce Carrion e do fotógrafo Ricardo Teles viajaram à RDC para dar início às oficinas de bricolagem e de fotografia com as crianças congolesas, entretanto o trabalho foi interrompido por causa da eclosão de um conflito armado em Kinshasa, que felizmente foi controlado em alguns dias e as atividades retomadas.

A etapa posterior do projeto foi realizada em Diadema em maio de 2007, sob a orientação do fotógrafo e artista plástico congolês Simon Tshimala que trouxe de Kinshasa a arca de madeira com os trabalhos de arte produzidos pelas crianças congolesas.

O livro Olhares Cruzados Brasil Congo foi editado e entregue às crianças de Diadema em dezembro de 2007 e às congolesas em 7 de Setembro de 2008, por ocasião da data nacional brasileira em uma exposição que contou com a presença das crianças de Kimbanseke, do Embaixador do Brasil Flávio Bonzanini, do Ministro da Cultura congolês, dos representantes da UNICEF na RDC, entre outras autoridades e um público de cerca de 250 pessoas.

PATROCÍNIO: Vale, UNICEF RDC, Prefeitura de Diadema, Secretaria de Direitos Humanos do Brasil

PARCEIROS: Embaixada do Brasil no Congo, projeto Eldorado de Kimbanseke , Ministério da Cultura e Ministério dos Esportes e da Juventude da RDC, Secretaria de Educação de Diadema, Centro Público de Eldorado em Diadema

Clique aqui para baixar a publicação