Olhares Cruzados – Brasil Cabo Verde
O projeto Brasil Cabo Verde Olhares Cruzados, com o apoio da Embaixada do Brasil em Praia, teve início em setembro de 2009 com a realização de oficinas de fotografia, desenho e produção de instrumentos musicais orientadas pelo músico cabo-verdiano Mike Lima. Participaram do projeto crianças de duas escolas do arquipélago: Escola da Fazenda em Praia na Ilha de Santiago, e Chã de Cemitério na cidade de Mindelo na Ilha de São Vicente.
Somente em 2013, com a parceria do Instituto HSBC Solidariedade, tornou-se possível a implementação do projeto no Brasil. Nessa segunda etapa as atividades ocorreram no estado de São Paulo, em Santana do Parnaíba na escola Aurélio Teixeira no Cururuquara, bairro remanescente de uma comunidade quilombola onde a identidade africana é comemorada com o samba de bumbo na Festa do Cururuquara, festejo que teve origem em 1888 na celebração da liberdade pelos escravos de uma fazenda que existiu na região.
Com o apoio da Secretaria de Cultura de Santana de Parnaíba, para além das oficinas de fotografia e de música, foram realizadas atividades culturais focadas na valorização da contribuição dos afrodescendentes
para a identidade brasileira. Uma parceria com a Secretaria de Educação envolveu encontros formativos para orientadores das escolas municipais com o objetivo de sensibilizar os educadores locais para a importância da inserção de temáticas africanas nos currículos escolares.