BRASIL BOLÍVIA

O projeto Olhares Cruzados BRASIL BOLÍVIA Aldeia Mãe Terra–Challapampa, viabilizou a troca de saberes entre crianças indígenas brasileiras Terenas da Aldeia Mãe Terra no Mato Grosso do Sul e bolivianas da etnia Aymara de Challpampa na Ilha do Sol no Lago Titicaca. Em Challapampa as crianças participaram de oficinas de fotografia e de cerâmica orientadas pelas brasileiras Andrea D’Amato fotógrafa e Lígia D’Andrea pela ceramista.

As atividades realizadas na aldeia terena Mãe Terra contaram com a presença do fotógrafo boliviano Fernando Sória e da ceramista Cecília Rico que vieram de La Paz para conduzirem as oficinas de fotografia e cerâmica com as crianças terenas. Os resultados desse trabalho foi apresentado na exposição Brasil-Bolivia Olhares Cruzados no Museu Nacional de Arte de La Paz, inaugurada em julho de 2008 pelo Ministro da Cultura da Bolívia, na presença de diversas autoridades brasileiras e bolivianas e de cerca de 300 pessoas.

Os livros foram entregues às crianças de Challapampa pela coordenadora do projeto Dirce Carrion, e pela antropóloga boliviana Sônia Mollo  representante do Ministério da Cultura.

Em agosto do mesmo ano a equipe do projeto retornou à Aldeia Mãe Terra para entregar os livros às crianças Terenas e montar uma exposição na comunidade.

PATROCÍNIO: MRE PARCEIROS: Embaixada do Brasil na Bolívia, Vice Ministério da Cultura da Bolívia, Junta Escolar de Challapampa, Ilha do Sol, CIMI – Conselho Indigenísta Missionário

Clique aqui para baixar a publicação