BRASIL ÁFRICA
“Brasil-África – Olhares Cruzados” é um projeto que teve como objetivo promover o conhecimento recíproco entre o Brasil e os países da África lusófona, por meio da troca de fotografias e cartas produzidas por crianças africanas e brasileiras entre 8 e 14 anos de idade. Próximas pela história e pela língua, separadas pelo Atlântico, guardadas as diferenças, estas crianças continuam vivenciando realidades semelhantes.
A partir do trabalho “Os olhos do bairro”, realizado pelo fotógrafo Mauro Pinto com as crianças do Bairro de Hulene em Maputo em julho de 2004, ampliamos a ideia inicial, viabilizando a troca de fotografias entre as crianças de lá e da cidade de Porto Alegre, e, posteriormente, entre crianças de Cabinda e do Rio de Janeiro, introduzindo, nesta segunda etapa, por sugestão da educadora Gisele Gama, as oficinas de redação.
Selecionadas com o apoio das associações comunitárias locais e após uma breve introdução sobre o país e a cidade para onde estariam sendo enviadas as fotos e as cartas, as crianças africanas e brasileiras receberam noções básicas de fotografia e foram estimuladas a trocar correspondências. Cada uma delas ganhou papel e lápis para redigir individualmente as cartas e, posteriormente, em duplas, operaram câmeras fotográficas registrando o seu entorno.
Para além do caráter lúdico do ato de fotografar e de escrever cartas, ao registrar os elementos cotidianos, elas focam o que para elas é mais relevante, sinalizando, com seus valores culturais, brincadeiras, medos, a sua forma de relacionamento com a família e com a comunidade, identificando assim vivências comuns e apontando singularidades.
Apresentamos aqui um breve resumo do trabalho produzido pelas crianças e dos ensaios fotográficos realizados sobre Cabinda e Rio de Janeiro, e Maputo e Porto Alegre. Nas duas primeiras cidades, as oficinas ficaram sob a orientação do fotógrafo brasileiro Ricardo Teles e de Dirce Carrion, coordenadora do projeto. Em Maputo e Porto Alegre, a cargo do fotógrafo moçambicano Mauro Pinto, que contou com a colaboração de Carina Levitan nesta última cidade.
BRASIL ANGOLA Rio de Janeiro–Cabinda, Maputo – Porto Alegre Em outubro de 2004, com o apoio da Diocese de Cabinda em Angola, foram realizadas as primeiras oficinas do projeto Olhares Cruzados. Os alunos da Escola D.Paulino Madeca produziram fotografias e cartas para se apresentarem às crianças brasileiras do Morro da Chacrinha no Rio de Janeiro, que também participaram de oficinas de imagem e redação em dezembro do mesmo ano. Em março de 2005 retornamos para fazer a entrega dos livros na comunidade. A doação dos livros às crianças que participaram do projeto em Cabinda ocorreu em agosto de 2006. BRASIL MOÇAMBIQUE Porto Alegre–Maputo A partir do trabalho desenvolvido pelo fotógrafo moçambicano Mauro Pinto no bairro de Hulene – situado nos arredores do maior depósito de lixo de Maputo, Moçambique –, foi estabelecido o intercâmbio entre crianças moçambicanas e brasileiras da Vila dos Papeleiros em Porto Alegre, que trocaram cartas e fotografias. Os resultados destes intercâmbios foram apresentados no livro Brasil África Olhares Cruzados lançado conjuntamente com uma exposição no V Fórum Social Mundial, em janeiro de 2005 em Porto Alegre. Em abril de 2005 os livros foram entregues às crianças na comunidade de Hulene. Em 25 de maio de 2005, Dia da África, em parceria com a ANDI – Agência Nacional dos Direitos da Infância – promovemos uma ação junto aos Jornalistas amigos da Criança, que resultou na publicação das cartas e fotografias feitas pelas crianças angolanas em cerca de 50 suplementos infantis de jornais, revistas e sites de todo o Brasil.
PATROCÍNIO: SEPPIR e Imagem da Vida
PARCEIROS:
RIO DE JANEIRO – CABINDA: Escola Dom Paulino Madeca e Diocese de Cabinda; Pastoral das Comunidades do Complexo Turano R.J, Assoc. de Apoio dos Meninos e Meninas da Região da Sé
PORTO ALEGRE – MAPUTO: GVC Moçambique, Associação Comunitária de Hulene em Maputo, CAMP-Centro de Assessoria Multi Profissional, Associação da Vila dos Papeleiros em Porto Alegre
FOTOGRAFIAS E CARTAS: Crianças do Morro da Chacrinha no Rio de Janeiro, da Escola Dom Paulino Madeca em Cabinda, da Vila dos Papeleiros em Porto Alegre; do bairro de Hulene, Maputo
EQUIPE: Dirce Carrion, Gisele Gama, Mauro Pinto, Ricardo Teles e Carina Levitan