Olhares Cruzados pela Terra: Oficinas no Polo de Educação Nordeste

O projeto “Olhares Cruzados pela Terra: MST 40 anos alimentando o Brasil” teve lugar no Polo de Educação Nordeste, com oficinas realizadas no Assentamento 25 de Maio, em Madalena, Ceará, de 24 de novembro a 04 de dezembro de 2023.

As atividades foram inauguradas com uma comovente mística protagonizada pelos estudantes das escolas João Sem Terra, Gal Wica, Elionia Campos e Margarida Alves, com a participação da comunidade de Quieto. Destacamos a presença especial de Dona Maria Lima (foto no final do artigo), residente no assentamento há 34 anos, desde a ocupação do território em 1989.

Durante a abertura, foi apresentado um breve histórico da luta pela terra no assentamento e a dinâmica de trabalho do Olhares Cruzados. Nos dias seguintes, foram conduzidas oficinas junto aos estudantes da escola João Sem Terra, abordando o mapeamento do território, plantio de árvores, roda de conversa sobre memórias e sonhos, e coleta de dados com os moradores e lideranças do assentamento, no intuito de resgatar a história e as mudanças climáticas no Assentamento 25 de Maio. O objetivo é construir um futuro mais promissor e agroecológico, mantendo vivo o maior sonho desde a ocupação: “O maior desejo era criar uma comunidade que encontrasse libertação pela terra, com mesa farta e vida em abundância.”