ESCOPO DO PROJETO

“Olhares Cruzados pela Terra: MST – 40 anos alimentando o Brasil”, para além de apresentar o papel do MST na luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil, a proposta do projeto é dar visibilidade para as soluções agroecológicas e sustentáveis do Movimento. Dentro de uma perspectiva intergeracional, serão retratadas as boas práticas tanto na área de educação, quanto as experiências inovadoras que contribuem para o enfrentamento dos desafios climáticos, ambientais e socioeconômicos que se apresentam.

A história do Movimento, que completa 40 anos em 2024, será contada pela juventude de cinco assentamentos que representarão diferentes biomas brasileiros: Amazônia, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. A partir dos relatos dos mais velhos e de lideranças da comunidade será registrada a trajetória dos assentamentos, as memórias climáticas e seus impactos sobre os territórios com uma perspectiva temporal e geográfica, fundamental para o enfrentamento e adequação dos territórios frente a emergência climática que estamos presenciando.

Os resultados desse trabalho de pesquisa serão apresentados em um livro, um documentário e uma exposição a ser lançada em julho de 2024 no VII Congresso Nacional do MST. O projeto é uma iniciativa da Imagem da Vida em parceria com a Coordenação de Educação do MST e o apoio da RESAMA – Rede Sul Americana para Migrações Ambientais.