BRASIL SENEGAL

O projeto Olhares Cruzados BRASIL SENEGAL São Lourenço–Dakar e Ilha de Gorée foi viabilizado graças à iniciativa da Embaixadora Katia Gilaberte.

As atividades com as crianças senegalesas ocorreram em abril de 2006 com crianças da Casa de Cultura Douta Seck em Dakar e crianças da escola Léopold Angrand na Ilha de Gorée. Após uma apresentação sobre o Brasil e o quilombo de São Lourenço na Zona da Mata em Pernambuco que participou dessa edição, desenvolveram-se às atividades de fotografia e de confecção de máscaras em papel marchê orientadas pelo arte-educador pernambucano Sérgio Ferreira da Silva. A segunda etapa do projeto foi realizada em julho de 2006 em Pernambuco, onde contamos com a parceria da ONG Djumbay – Cultura e Desenvolvimento. As crianças brasileiras participaram de oficinas de imagem e criação, orientadas pelos senegaleses Samba Saar fotógrafo e Babacar Dywara que ensinou a técnica de fazer brinquedos a partir de sucata. O resultado das oficinas realizadas nos dois países originou o livro e a exposição fotográfica Brasil Senegal – Olhares Cruzados, apresentada em novembro de 2006 no II Festival da Diáspora da Ilha de Gorée no Senegal. A mostra contou com a presença das crianças que participaram do projeto e de diversas autoridades brasileiras e senegalesas.

PATROCÍNIO: MRE, SEPPIR, Secretaria Especial dos Direitos Humanos-SEDH

PARCEIROS: Embaixada do Brasil no Senegal, Ministério da Cultura do Senegal, Casa da Cultura Douta Seck, Prefeitura da Ilha de Gorée, Djumbai – Direitos Humanos e Desenvolvimento Local Sustentável, Associação da Comunidade Quilombola de São Lourenço, CAMP

Clique aqui para baixar a publicação