BRASIL GUINÉ BISSAU

O projeto BRASIL GUINÉ BISSAU Olhares Cruzados pela Identidade Amazônia Bijagós–Recife Bissau é de 2010, fruto de uma parceria da Imagem da Vida com a Secretaria Nacional dos Direitos Humanos no âmbito da cooperação brasileira com a África para a elaboração do plano de erradicação do sub registro civil de nascimento na Guiné Bissau.

Replicando a metodologia Olhares Cruzados para sensibilizar a população guineense da importância do Registro Civil de Nascimento, a estratégia foi trabalhar com as crianças brasileiras e guineenses que participaram do projeto o significado do nome na construção da identidade. Em rodas de conversa sobre as suas comunidades, elas foram relatando fatos, apontando lugares e identificando pessoas que contribuíam de forma significativa para a dinâmica social local. Nesse contexto surgiu a ideia de entrevista-las para aprofundar o conhecimento da história local. A partir daí dois importantes pilares são incorporados na metodologia dos Olhares Cruzados: o fortalecimento do diálogo intergeracional e o registro da história oral.

Apropriadas de conhecimentos adquiridos em oficinas de redação, técnicas de entrevista e fotografia as crianças, em pequenos grupos, colhem os depoimentos das pessoas escolhidas por elas como representativas das suas comunidades.

O livro Brasil Guiné Bissau pela Identidade apresenta os registros produzidos pelas crianças sobre as personalidades de seis localidades. Quatro delas compartilham o fato de estarem em regiões isoladas: Beruri e Pinheiros na Amazônia legal e as ilhas de Bubaque e Canhabaque no arquipélago de Bijagós na Guiné Bissau. As outras duas estão localizadas em áreas urbanas, Alto José do Pinho em Recife e o bairro de Quelelê em Bissau capital da Guiné Bissau.

PATROCÍNIO: Secretaria de Direitos Humanos – SDH/PR, Organização dos Estados Ibero-Americanos – OEI

PARCEIROS: Ministério das Relações Exteriores – MRE, Governo do Estado do Amazonas, Governo do Estado de Pernambuco, Ministério da Justiça de Guiné-Bissau, Secretarias Estaduais de Educação de Pernambuco e da Amazônia, Escolas Aruna Embalo e Guerra Mendes em Bissau, Fundação FASBEPI de Bijagós,

EQUIPE: Aline Magna, Carol Missoreli, Dirce Carrion, Nilton Pereira, Sergio Zacchi

Clique aqui para baixar a publicação