OLHARES CRUZADOS BRASIL PARAGUAI – POVO GUARANI KAIOWÁ, PAÍ TAVYTERÃ

Panambizinho – TeyKue – Kurusu Ambá – Reko Pave

Este projeto foi viabilizado através de uma parceria da Imagem da Vida com o PNUD no âmbito do programa conjunto de Segurança Alimentar e Nutricional de Mulheres e Crianças Indígenas no Brasil. Para o desenvolvimento das atividades contamos com o apoio institucional do CIMI – Conselho Indigenista Missionário, e com a participação de 100 crianças representantes de quatro aldeias, sendo três delas Guarani Kaiowá no Mato Grosso do Sul: Panambizinho, Tey Kue e Kurusu Ambá e a aldeia RekoPave, Pay Tavytera no Paraguai localizada no município de Capitão Bado na fronteira com o Brasil.

A proposta do projeto foi registrar a história dessas comunidades na visão das crianças e adolescentes indígenas por meio de entrevistas com as personalidades locais escolhidas por elas. Para tanto, a metodologia utilizada envolveu oficinas de fotografia, redação de entrevistas e desenho.

A atividade de realização de entrevistas revelou o potencial da comunicação intergeracional, pois embora convivendo em uma mesma aldeia as crianças e adolescentes indígenas não têm  hábito de buscar o diálogo com os mais velhos, o que acaba dificultando a transmissão dos saberes tradicionais. Em um dos relatos colhidos, uma adolescente Guarani mencionou que para entrevistarem as pessoas mais velhas, com as quais raramente dialogam, tiveram que romper a timidez para fazer as perguntas. Por outro lado, no depoimento de um cacique Kaiowa ele menciona a importância de transmitir aos mais jovens os saberes e os significados da sua cultura.

Os registros produzidos nas quatro aldeias resultou na edição do livro em guarani e português com a reprodução das entrevistas, fotografias e desenhos das crianças, complementado por  ensaios fotográficos de Christian Knepper e Rosa Gauditano que acompanharam as atividades. O lançamento do livro ocorreu em uma Assembleia do Aty Guasu realizada na aldeia de Limão Verde em dezembro de 2012.

Buscando dar visibilidade para as violações de direitos dos povos Guarani e Kaiowa, em 2013 foram realizadas três exposições do projeto em Brasília:  na Câmara dos Deputados, no Liberty Mall e na Sede do PNUD – Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

PATROCÍNIO: Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD

PARCEIRO: Conselho Indigenista Missionário – CIMI

Clique aqui para baixar a publicação