Oficinas no Polo de Educação Amazônia

Entre 22 e 29 de outubro de 2023, a equipe do projeto “Olhares Cruzados pela Terra – MST 40 anos alimentando o Brasil” realizou oficinas no Assentamento Vila Diamante, em Igarapé do Meio no Maranhão.

Nessa primeira viagem de campo estavam os companheiros Nilton Pereira responsável pelo documentário, Ricardo Teles fotógrafo e de Dirce Carrion, que contaram com o apoio das educadoras populares Vitoria Nilde Amorim e Antônia Veras da Silva do Polo de Educação Amazônia do MST que acompanharam de perto as oficinas pedagógicas com os jovens assentados, o plantio de árvores pelos Sem terrinha e as demais atividades realizadas em parceria com o EMEF Luzia Mendes.

O projeto ocorre no âmbito das comemorações dos 40 anos do MST e envolve outros quatro assentamentos localizados nos estados do Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso e Rio Grande do Sul.

Para além de apresentar o papel do MST na luta pela Reforma Agrária Popular no Brasil, a proposta é dar visibilidade para as soluções agroecológicas e sustentáveis do Movimento. Dentro de uma perspectiva intergeracional, os jovens assentados coletaram relatos dos mais velhos e das lideranças locais para registrar o histórico, a cultura, as boas práticas na área de educação e as experiências inovadoras que contribuem para o enfrentamento dos desafios climáticos, ambientais e socioeconômicos que se apresentam.

A partir dos relatos a serem colhidos nos cinco assentamentos participantes serão produzidos um livro, um documentário e uma exposição sobre o histórico das lutas, as memórias climáticas e seus impactos locais com uma perspectiva temporal e geográfica, fundamental para o enfrentamento e adequação dos territórios frente a emergência climática que estamos presenciando.