A “IMAGEM DA VIDA” é uma organização da sociedade civil, que atua nas áreas de educação, direitos humanos, defesa da diversidade e do meio ambiente. Fundada em 2004 por um grupo de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, com histórico de trabalho e ativismo junto às comunidades e organizações populares.

O nosso público prioritário são comunidades vulneráveis, tradicionais, quilombolas e indígenas brasileiras e internacionais. Focamos na valorização dos saberes locais, no respeito às diversidades cultural e étnica, no protagonismo juvenil e na preservação do meio ambiente. 

Os projetos desenvolvidos pela nossa organização contam com a participação ativa dos públicos envolvidos em ações transformadoras, e colaboram para o desenvolvimento sustentável das comunidades.

MISSÃO

Contribuir para uma sociedade equitativa, inclusiva e plural, buscando soluções sustentáveis que garantam os direitos coletivos e valorizem a diversidade socioambiental.

VISÃO

Acreditamos ser possível construir coletivamente uma sociedade em que a dignidade humana seja respeitada e o meio preservado.

VALORES

Compromisso com o bem comum, práticas e princípios éticos, transparência, respeito às diversidades e promoção da dignidade da pessoa humana.

TRAJETÓRIA

A Imagem da Vida desde a sua fundação desenvolve ações em prol da defesa dos direitos de populações e grupos que historicamente tem seus direitos subtraídos ou negligenciadas. Nossos projetos buscam o empoderamento dos participantes enquanto sujeitos de direitos, com o objetivo de garantir às pessoas o exercício dos seus direitos fundamentais.

Trabalhamos continuamente junto aos povos tradicionais indígenas e quilombolas. Nossa metodologia incentiva às próprias comunidades a serem protagonistas na articulação, estratégias e ações, cabendo à Imagem da Vida o papel da facilitadora de atividades de reflexão, crítica e práticas inovadoras apoiadas na discussão comunitária.
Acreditando que a educação tem papel fundamental na transformação das sociedades, atuamos em parceria com escolas e entidades locais na área de formação de educadores, buscando universalizar a promoção dos direitos humanos, o respeito à diversidade cultural, étnica e ambiental.

Nosso principal projeto, Olhares Cruzados, completará 20 anos em 2024, tendo contemplado cerca de 80 mil crianças e adolescentes de escolas e comunidades em Angola, Moçambique, Haiti, Senegal, Congo RDC, Bolívia, Guiné Bissau, Paraguai, Mali, Etiópia, Cabo Verde e Ghana, que trocaram conhecimentos e saberes locais com crianças e adolescentes brasileiros dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Maranhão, Pernambuco, São Paulo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Amazonas, Piauí e Minas Gerais.
O resultado dos trabalhos desenvolvidos nas oficinas estão registrado em 15 livros publicados e 7 documentários.