QUEM SOMOS

Nossa História

A Imagem da Vida é uma organização da sociedade civil que há 12 anos atua nas áreas de educação em direitos humanos e valorização das diversidades. Fundada em 2004 por Dirce Carrion e um grupo de profissionais com histórico de ativismo em educação popular, direitos humanos e igualdade étnico-racial, contamos com o apoio das comunidades envolvidas e de entidades governamentais e não governamentais, brasileiras e internacionais.

Desde nossa formação, desenvolvemos projetos que promovem o respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural e étnica, com a participação ativa das comunidades e a valorização do protagonismo juvenil em ações transformadoras. Através da nossa metodologia, visamos empoderar os participantes, enquanto sujeitos de direitos, desenvolvendo atividades de reflexão crítica e ação em que as próprias comunidades são as verdadeiras protagonistas.

Em 2010, nossa fundadora e atual diretora Dirce Carrion, recebeu da Comenda da Ordem do Rio Branco o reconhecimento pelo estreitamento dos laços culturais entre o Brasil e a África, através do projeto Olhares Cruzados. No ano de 2013, Dirce recebeu a Menção Honrosa do Prêmio Direitos Humanos, pela defesa de direitos dos Guarani Kaiowá do Mato Grosso do Sul. Além disso, nossa fundadora foi indicada como finalista do Prêmio Cláudia 2014 – maior prêmio concedido às mulheres na América Latina – na categoria trabalho social.

Hoje, trabalhamos continuamente junto aos povos tradicionais, indígenas e comunidades quilombolas, além de atuarmos na área de formação de educadores. Sempre, claro, com algo em comum que nos norteia: a promoção do respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural e étnica, buscando a valorização e participação ativa das comunidades envolvidas.

Nossa Missão

Nossa missão é promover o respeito aos direitos humanos e à diversidade cultural e étnica, buscando a participação ativa das comunidades envolvidas. Trabalhamos para promover a diversidade do patrimônio cultural das sociedades e contribuir para universalização dos direitos humanos. A partir do fortalecimento das identidades e do sentimento de pertencimento, visamos a inclusão cultural, educacional e social, em localidades de baixo desenvolvimento relativo.

Atuação

A Imagem da Vida atua na área de formação, promovendo cursos direcionados a profissionais da rede de ensino fundamental e médio, visando a promoção da diversidade no ambiente escolar. Além disso, nossos programas de formação abordam a implementação da lei 11.645/2008, que tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas de todo país.

Através de encontros presenciais de capacitação e acompanhamento de ações com educadores. Compartilhamos a metodologia Olhares Cruzados e as boas práticas para se trabalhar com temáticas étnico-raciais raciais em sala de aula.

Além disso, atuamos junto a povos tradicionais, indígenas e quilombolas, através do projeto Olhares Cruzados, que vai para seu 12º ano de atuação. O projeto tem como objetivo promover o intercâmbio entre crianças e adolescentes de diferentes regiões do Brasil e do mundo, visando incentivar a valorização da diversidade humana através de práticas de reconhecimento do outro e resgate das raízes históricas comuns.

A metodologia Olhares Cruzados utiliza técnicas lúdicas desenvolvidas em oficinas de imagem e criação, além da promoção de reflexões sobre cidadania, igualdade social e racial, exercitando a consciência crítica e participativa, comprometida com a justiça social.

Que tal nos visitar no Facebook? :)

Facebook