No segundo semestre de 2016, 145 professores, das Diretorias Regionais de Ensino da Penha, Capela do Socorro e Jaçanã-Tremembé da cidade de São Paulo, participaram do curso sobre Direitos Humanos a partir dos direitos fundamentais do ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) no módulo 2 do projeto Olhares Cruzados na Diversidade de São Paulo.

JTTTPara prosseguir com a formação, foi feito um novo encontro apoiado pela Consultoria em Direitos Humanos. Essa formação teve como objetivo socializar e discutir casos de violação de direitos das crianças e adolescentes.  A equipe da Imagem da Vida deu continuidade as temáticas propostas no projeto. Assistentes de projeto e arte educadores acompanharam a formação e efetivaram os registros dos encontros.

As formadoras do curso retomaram os conceitos que fundamentam a Educação em Direitos Humanos HELLOvisando o processo de transformação de condutas, atitudes e crenças na perspectiva da afirmação da dignidade, dos direitos e do respeito a todos os sujeitos envolvidos nesse processo. Elas reforçaram a necessidade de aprimorar a metodologia participativa, democrática e dialógica demonstrada no vídeo e nas falas dos participantes para desenvolver as práticas voltadas à educação em direitos humanos e compartilharam a proposta metodológica desenvolvida pela Imagem Vida, baseada em oficinas e atividades práticas que valorizam a autoria das crianças e adolescentes participantes dos projetos.

As sínteses finais e avaliações encerraram o encontro, estas apontaram que o curso foi muito importante na perspectiva do desenvolvimento de práticas voltadas à afirmação dos direitos e de superação do preconceito e discriminação no ambiente escolar.

No final, foram organizadas visitas às escolas e atividades desenvolvidas pelos arte educadores, além da orientação sobre as atividades obrigatórias a serem desenvolvidas nas turmas em que os participantes são professores.  Ao final do curso como trabalho de conclusão, os professores entregaram atividades que fizeram com seus alunos abordando os temas do curso.

 

imagens pro blog

Sobre o projeto:Em 2016 o projeto Olhares Cruzados na Diversidade de São Paulo,desenvolveu ações de formação na área de direitos humanos e diversidades, voltados para educadores de escolas municipais das diretorias regionais de ensino da Penha, Jaçanã- Tremembé e Capela do Socorro.Inicialmente foram realizados Encontros de Sensibilização para os coordenadores pedagógicos para motivá-los a participar dos cursos de formação, que se dividiram em  dois módulos:  Módulo 1 – Respeito às  Diversidades e o Módulo 2 – Direitos Humanos com base no ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), ambos certificados pela SME.

 

Sem Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe um Comentãrio

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

Que tal nos visitar no Facebook? :)

Facebook