convite Diversidade

OLHARES CRUZADOS NA DIVERSIDADE:

A exposição Olhares Cruzados na Diversidade reúne fotos, desenhos e entrevistas realizadas em um projeto feito ao longo de dois anos em cinco comunidades tradicionais espalhadas pelo Brasil.

São elas: as aldeias indígenas de Teyi`Kue/MS e Kumene/AP, as comunidades quilombolas de Conceição das Crioulas/PE e Lagoa das Emas/PI, bem como o bairro de origens quilombolas do Cururuquara, em Santana de Parnaíba/SP, que todos os anos desde 1888 promove a tradicional Festa do Curuquara, em comemoração a abolição da escravatura.

Com mais de 150 jovens envolvidos, o projeto tem como objetivo não somente resgatar as raízes culturais dessas comunidades originárias, como valorizar as diversidades étnicas e culturais presentes entre elas.

Através de registros fotográficos onde puderam apresentar a própria realidade, as crianças envolvidas no projeto ainda participaram de oficinas de desenho e design, que deram a eles autonomia para selecionar e editar o layout do livro do projeto, bem como entrevistaram as principais lideranças de suas comunidades para conhecer mais as respectivas origens.

Dessa forma, os jovens foram propostos a refletir sobre a sua própria existência. Puderam revelar aos outros como se veem e como querem ser vistos, além de reconhecer, a partir do exercício da compreensão da alteridade, as semelhanças e diferenças entre a sua e as demais comunidades.

EM SÃO PAULO:

Na próxima segunda-feira (9), a Exposição Olhares Cruzados na Diversidade estará sendo exibida a partir das 21 horas na Universidade Anhembi Morumbi, mais precisamente no campus Vila Olímpia, em São Paulo.

O projeto foi selecionado para compor o III Seminário Internacional de Qualidade dos Serviços de Acolhimento de Crianças e Adolescentes, representando “O Cuidado como um Direito Humano”

End: Rua Casa do Ator, 275 – Vila Olímpia

EM BRASÍLIA:

Também a partir do dia 9 de novembro, a mostra estará aberta ao público no Espaço Mário Covas, dentro da Câmara dos Deputados, e será exibida até o dia 13.

End: Câmara dos Deputados – Esplanada dos Ministérios

Sem Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe um Comentãrio

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

Que tal nos visitar no Facebook? :)

Facebook