Depois de quase dois anos de oficinas em cinco comunidades de diferentes estados do Brasil, o livro Olhares Cruzados na Diversidade acaba de sair do forno

Captura de Tela 2015-08-27 às 12.52.26

O projeto – que foi selecionado pelo programa Petrobrás Desenvolvimento & Cidadania em 2012 – utilizou a metodologia desenvolvida nesses 10 anos de Olhares Cruzados para trabalhar a Diversidade étnico-racial brasileira em cinco comunidades tradicionais, localizadas em diferentes regiões do país, com a proposta da valorização e reconhecimento da contribuição da população negra e indígena para a formação da identidade do povo brasileiro. O resultado dessa iniciativa não poderia ter sido diferente: um trabalho tão rico – escrito em português, guarani e palikur – e cheio de personalidade ( não é à toa que o livro foi o mais gordinho dos 13 feitos até aqui).

Captura de Tela 2015-08-27 às 12.43.18

“Foram diversas viagens, incontáveis oficinas e muitas, muitas horas de edição de material para, enfim, concluir um trabalho tão prazeroso como foi essa edição do Olhares Cruzados Na Diversidade. E não tinha como ser diferente. Com tantas pessoas bacanas trabalhando em conjunto e criatividade de sobra nas oficinas o resultado superou qualquer expectativa.

Guardo comigo os momentos de aprendizados, histórias e vivências compartilhadas com essa gente bonita e diversa Brasil afora, sem contar o orgulho de fazer parte de um projeto com identidade 100% brasileira. Ver essas realidades distintas retratadas no livro e no documentário nos dá uma sensação maravilhosa de contribuir para a construção de um Brasil mais plural, onde os direitos de todos possam ser respeitados de uma forma igualitária.” – disse Dirce Carrion, presidente da OSCIP e coordenadora do projeto.

Cumprida mais essa etapa a equipe da Imagem da Vida retornará ainda este ano às cinco comunidades participantes para a organização da exposição Olhares Cruzados na Diversidade, além da entrega do livro e apresentação do documentário aos participantes do projeto. Um módulo da exposição, cópias do documentário e livros também serão doados as Secretarias de Educação dos cinco municípios envolvidos para subsidiar a implementação da lei 11.645/2008, que prevê a inclusão do ensino de africanidades, além da história e cultura dos povos indígenas nas grades currículares do Ensino Fundamental e Médio.

Um agradecimento especial à Petrobrás, que tornou essa ideia uma realidade ao acreditarem neste projeto que ajudou a mudar a vida dessas mais de 150 crianças.

O desfecho desse ciclo nos dá a certeza de que este será o primeiro de muitos Olhares Cruzados Na Diversidade!

Obrigado!

Selecionamos fotos das cinco comunidades. Confira:

 

Captura de Tela 2015-08-27 às 12.44.45 Captura de Tela 2015-08-27 às 12.43.55 Captura de Tela 2015-08-27 às 12.51.33 Captura de Tela 2015-08-27 às 12.49.21 Captura de Tela 2015-08-27 às 12.50.03

 

Sem Comentários

Você pode ser o primeiro a comentar.

Deixe um Comentãrio

Please enter your name. Please enter an valid email address. Please enter a message.

Que tal nos visitar no Facebook? :)

Facebook